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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR;
Priscila Ferreira Barbosa de Sousa, guilherme piau nigro;
O modelo de ensino usado na grande maioria das universidades e, principalmente nos cursos de engenharia, é o mesmo aplicado desde o pós-guerra e começo da guerra fria, onde o professor é detentor do conhecimento e o aluno é um elemento passivo que deve absorver o que é repassado. Em cursos consolidados, de bases cinquentenárias como os cursos de engenharia da FEMEC - Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a ideia de mudar o modelo de ensino, através de novas técnicas de aprendizagem não é bem recebida, uma vez que, o curso segue o mesmo modelo a mais de 50 anos e isso tem apresentado bons resultados, a FEMEC tem reconhecimento internacional e grande inserção nacional. Entretanto a geração que chega às universidades é uma geração crítica, imersa num mundo digital e globalizado, com informação ao toque dos dedos, é uma geração dinâmica, que tem pressa de aprender e que precisa ser entendida e absorvida. Neste sentido e por observar turmas apáticas, sem interesse, desmotivadas e sem objetivo, experiências de ensino em torno de metodologias ativas foram incorporadas na disciplina de Transferência de Calor 1, os resultados apresentam dados motivadores que mostram que o ensino precisa ser dinamizado e que a apatia vem da forma de como o conteúdo é passado.
Transferência de Calor, Metodologias Ativas, Soluções em ensino