Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1534

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMProposta de uma Ferramenta Inteligente para Apoio às Atividades de Monitoria Acadêmica Baseada em Aprendizado de Máquina;

Abner Sousa Nascimento, Maria Raquel Lopes de Couto, Fábio Lúcio de Almeida Sousa Júnior, Francisco Mauro Falcão Matias Filho, Francisco Thales Rocha Sousa, Jermana Lopes de Moraes;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Atividades de monitoria são importantes ferramentas pedagógicas do processo educacional no ensino superior em Engenharia. Por meio do amparo provido pelos monitores, os discentes podem esclarecer dúvidas e compartilhar experiências que lhes auxiliam nos estudos dos tópicos acadêmicos aos quais se dedicam. Contudo, a procura pelas monitorias nem sempre ocorre com a frequência adequada, devido a fatores como incompatibilidade de horários, dificuldade de deslocamento, entre outros. Além disso, o alto grau técnico dos tópicos abordados em Engenharia muitas vezes torna escasso o número de estudantes dispostos a conduzirem atividades de monitoria. Diante desse cenário, o presente trabalho propõe a construção de um sistema de monitoria eletrônico baseado em aprendizado de máquina capaz de, por meio de plataformas digitais convenientes e práticas, responder a questionamentos com explanações sucintas e esclarecedoras dos tópicos estudados. O objetivo do sistema é oferecer aos estudantes um fonte confiável para elucidar o conteúdo abordado em sala de aula para mitigar, assim, as dificuldades mencionadas.

Inteligência artificial, Aprendizado de máquina, Monitoria, Deep learning
Voltar