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Artigo


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ENSINO ATIVO E INCLUSIVO NA ENGENHARIA: UM RELATO DE CASO;

Massaki de Oliveira Igarashi, Mariana Zuliani Theodoro de Lima, Adriana Volpon Diogo Righetto;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A preocupação em formar profissionais capacitados para um mundo globalizado e dinâmico traz novamente à tona o questionamento do ensino universitário precisar ir além dos conteúdos inerentes a cada área e capacitar profissionais para que sejam aptos às transformações; seja na dimensão tecnológica ou no relacionamento interpessoal. O estudante vivencia uma abundância de informações e estímulos e o professor universitário precisa recorrer a soluções didáticas que despertem o interesse dos seus alunos e os estimulem a atuar como agentes dinâmicos do processo de ensino-aprendizagem. As diversas metodologias educacionais sempre responderam aos questionamentos inerentes a cada época, mas o cenário atual também faz ascender o questionamento para a dicotomia do "individualismo" e dos processos de produção colaborativos. Diante deste cenário, a metodologia ativa de aprendizagem baseada em equipes favorece este ensino colaborativo e leva o leitor a uma reflexão sobre a atuação do professor numa educação mais inclusiva; que promova uma aproximação entre o educador e os grupos heterogêneos de alunos. Este trabalho apresenta três estudos de caso nos quais são discutidos alguns resultados de utilização desta metodologia em sala de aula nas disciplinas de Desenho Assistido por Computador, Linguagem de Programação e Cálculo Diferencial e Integral I dos cursos de engenharia civil e engenharia de produção onde os autores lecionam. Além da melhora no rendimento acadêmico, redução nas reprovações e no amadurecimento dos estudantes ressalta-se a aproximação com a realidade profissional e o despertar do protagonismo estudantil; atendendo aos desafios da atualidade.

Metodologia ativa, aprendizagem baseada em equipes, protagonismo estudantil.
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