Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1532

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA PBL APLICADA EM PROJETO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO;

Marina Rodrigues Brochado, Paulo Lúcio Silva de Aquino, Aldecir Alves de Araújo, Nathalia Santos do Nascimento, Caroline Serrão da Cunha, Mariana Brettas Martuscelli, Rodrigo Alves Aguiar Lopes de Melo, isaac amorim santana;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O ensino de engenharia e o processo de ensino aprendizagem cada vez mais passivo, baseado no discurso, tornou-se menos eficiente que o processo baseado em práticas de engenharia. Este artigo apresenta a utilização da metodologia de aprendizagem ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) e suas principais características, por meio de pesquisa bibliográfica e sua aplicação na disciplina projetos e protótipos do curso de engenharia de controle e automação. Na disciplina os alunos desenvolvem atividade de projeto e a atividade prática com a produção de protótipo, o que os motivou para uma aprendizagem autônoma e mais aprofundada, alicerçada no aprender fazendo. O Projeto desenvolvido pelos alunos na disciplina de Projetos e Protótipos I, partiu da necessidade da resolução de um problema da engenharia mecânica no processo de soldagem. Foi projetado e produzido um protótipo de um sistema responsável por fazer a aquisição de dados em tempo real, referentes a temperatura, no processo de soldagem, como intuito de auxiliar a análise do comportamento do material durante esse procedimento e garantir a execução da melhor solda possível.

: Aprendizagem ativa, Ensino em engenharia, Práticas controle e automação, metodologia PBL.
Voltar