Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


153

INFLUÊNCIA DO PBL NO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

ALEXANDRE KORBAGE DO FANNO, ROXANA MARIA MARTINEZ ORREGO, RAQUEL CYMROT;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A geração Y difere das demais gerações em uma série de aspectos, tais como o apreço ao trabalho em grupo, a realização de multitarefas, a ambição, a informalidade, o conhecimento do uso de tecnologias, entre outros, requerendo que novas metodologias de ensino sejam aplicadas. Entre as novas metodologias de ensino ativo destaca-se o Problem Based Learning (PBL) que é um método de ensino, aplicado a pequenos grupos de alunos os quais adquirem conhecimentos e habilidades ao investigar e resolver problemas complexos que são propostos. O presente trabalho faz o diagnóstico do estágio de maturidade da aplicação do PBL em onze disciplinas analisadas de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade brasileira e do engajamento de seus alunos. A pesquisa utilizou dois questionários distintos que deviam ser respondidos por cada aluno pesquisado. Foram coletados 247 questionários que identificavam o nível de engajamento dos alunos no curso de Engenharia de Produção, cuja média foi igual a 2,85 em uma escala de 1 a 4. Já os 243 questionários que identificavam o nível de maturidade do PBL neste curso resultaram em um nível de engajamento médio igual a 1,12, em uma escala de 0,5 a 1,5, indicando em média um nível de maturidade inicial no uso do PBL. Foi detectada uma forte correlação linear positiva (r = 0,86) entre uso do PBL e engajamento dos alunos na análise disciplina por disciplina.

PBL, Geração Y, Engajamento; Ensino; Engenharia de Produção.
Voltar