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A PROFISSÃO DE ENGENHARIA E A DIFICULDADE NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EXATAS EM ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA;
LUMA OLIVEIRA BORGES DE JESUS, CARLOS MAGNO SANTOS RIBEIRO DE BRITO;
COBENGE18
[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio
[74] 08.1. Relato de experiências
O objetivo deste trabalho é apresentar parte dos resultados da parceria entre a
Universidade Federal da Bahia e o Colégio Estadual Thales de Azevedo. O projeto foi
realizado prioritariamente com alunos do primeiro ano do ensino médio e que, no final de 2017
concluiriam seus estudos, ingressando assim na Universidade Pública em 2018. Nesse
contexto, algumas abordagens foram relatadas neste artigo, como por exemplo, as principais
dificuldades enfrentadas pelos estudantes e suas principais aspirações. No decorrer do estudo,
percebe-se ainda que áreas com um elevado status social e de grande capital simbólico são as
mais prestigiadas pelo alunado. A engenharia como sendo a área mais preponderante dentre
elas, assume-se como um caso anômalo a ser analisado, uma vez que 65% dos alunos afirmam
que as disciplinas de exatas (química, física e matemática) são as mais dificultosas. Partindo,
então, inicialmente como uma análise geral do ensino público, buscou-se abordar também de
forma mais abrangente e equilibrada esta relação entre estes estudantes e a aspiração nesta
carreira.
Educação, universidade pública, ensino público, perspectiva, engenharia