Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1525

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTRANSFORMANDO O PRESENCIAL EM HÍBRIDO E MELHOR APROVEITANDO O TEMPO DE AULA;

Carlos Alberto Moreira dos Santos, Paola Oliveira Cicarelli;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho mostra as percepções dos alunos sobre o uso de uma nova metodologia híbrida que articula a aprendizagem Colaborativa, Eletrônica e Multi/Interdisciplinar com a Tradicional. A plataforma base da metodologia é a rede social Cuboz, especialmente desenvolvida para a educação, que tem sido usada em turmas da disciplina de Física III de cursos de engenharia da Escola de Engenharia de Lorena da USP. Os resultados obtidos no 2º Semestre de 2017 demostram que os alunos apresentam rendimento similar ao de alunos de turmas submetidas a metodologias tradicionais. A percepção dos alunos no início e após o semestre letivo é apresentada e discutida. A junção dos resultados obtidos com as percepções dos alunos mostra que a metodologia é promissora no sentido de motivar a aprendizagem de disciplinas de conteúdo duro. As vantagens e novas possibilidades observadas com a turma de 2017 estão sendo aplicadas em uma turma da mesma disciplina no 1º Semestre de 2018. Elas demostraram que o tempo de aula pode ser melhor aproveitado por meio do uso de palestras convidadas em temas avançados, elaboração de projetos ou trabalhos usando metodologias ativas, articulação com outras disciplinas, tais como disciplinas experimentais ou projetos integradores, minimizando a desmotivação comumente observada em aulas de disciplinas consideradas duras do ciclo básico dos cursos de engenharia.

Cuboz. Aprendizagem Híbrida. Metodologia CEMTRAL.
Voltar