Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1523

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O USO DO SOFTWARE PYTHONTM NA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE EULER PARA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS;

Edneide de Matos Oliveira, Maria Valderez Ponte Rocha, Francisco Jeandson Rodrigues da Silva;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O estudo abordou a utilização do método numérico de Euler para resolução de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) pelos alunos da disciplina de Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados a Engenharia Química ministrada no Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo realizado por pesquisas de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos que cursam ou cursaram a disciplina acima mencionada, por meio de uma entrevista e resposta a um questionário. No que tange aos objetivos vislumbrados por este trabalho, destacam-se: analisar a percepção dos discentes sobre a utilização de software PythonTM para resolução de EDO's; verificar as dificuldades dos alunos na utilização de programação computacional para resolução de problemas; e analisar se essa metodologia de ensino dá mais motivação para o aluno aprender os conteúdos abordados na disciplina. Os resultados deste estudo foram positivos, pois evidenciaram que o Python enriqueceu a formação do aluno, possibilitando uma melhor aprendizagem sobre métodos numéricos para resolução de EDO's com a aplicação no software e concluiu-se que na engenharia é possível aprender de uma forma diferente daquela tradicional. Portanto, é importante o uso de metodologias e softwares de forma efetiva e contínua em aulas.

Python, Método de Euler, Equações Diferenciais, Métodos Matemáticos.
Voltar