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Artigo


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ANÁLISE PARA INSERÇÃO DOS PRECEITOS BIM NAS GRADES CURRICULARES DE CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL;

MAYARA CALVI FLORIDO, MALENA MONTEIRO DEBONA POLONINI, JOICE PAIVA TOSTA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O setor de construção civil demonstra significativa preocupação pela qualidade de seus produtos em função das exigências do mercado. Muitas empresas estão adotando a modelagem da informação da construção (BIM) como forma de melhorar a eficiência e desempenho de seus processos. Devido ao crescente uso desta modelagem, surge uma significativa demanda pela formação de profissionais na área. Para atendimento destas demandas, muitas instituições de ensino estão implantando uma variedade de cursos e eventos para expor aos alunos esse novo paradigma de construção. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir com as instituições de ensino propondo uma análise para inserção dos preceitos BIM nos cursos de Engenharia Civil, identificando interfaces entre currículos de Engenharia Civil e os preceitos da modelagem. A partir da análise do método aplicado, observou-se que a adoção do BIM demanda atualização dos cursos de Engenharia Civil, planejando sua implantação considerando o contexto específico de cada instituição e curso. As instituições que desejarem inserir a modelagem nos processos de ensino/aprendizagem devem buscar promover um alto grau de integração entre as disciplinas, trabalhando o BIM em diversos componentes curriculares ao longo do curso, além de investir em treinamento docente e fomentar o trabalho colaborativo entre professores e disciplinas.

Modelagem da Informação da Construção - BIM, Currículo, Engenharia Civil.
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