Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1516

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA TÊXTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC): PANORAMA, ESTRUTURA E ÊNFASE;

Bruna Lyra Colombi, Rita de Cassia Siqueira Curto Valle, José Alexandre Borges Valle;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

A indústria têxtil está presente em todos os países e nos mais diversos segmentos. Tem uma enorme relevância nas dimensões sócio-política, econômica e cultural, ao ponto de influenciar costumes e tendências de um povo. Ainda assim, existem apenas seis cursos superiores em Engenharia Têxtil no Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo particularizado do PPC de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), câmpus de Blumenau. O PPC é uma ferramenta muito importante na gestão dos cursos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e a observação, sobre os pressupostos exploratórios e interpretativos. Os resultados mostraram uma proposta pedagógica comprometida com a interdisciplinaridade, com a superação da linearidade do currículo e com uma formação mais integrada. O propósito é formar engenheiros têxteis capazes de aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à sua área, sempre embasados pelos princípios éticos, sociais e ambientais.

Projeto Pedagógico. Engenharia Têxtil. Bacharelado. UFSC.
Voltar