Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1511

APRESENTAÇÕES DE SEMINÁRIOS COMO METODOLOGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

Bianca Bruzinga Araújo, Nádla Cristina Ferreira de Souza, Breno Fernandes Pimentel, Patrícia Bhering Fialho, Lucas Alves Gonçalves, Ana Cecília Estevão, Gabriela Farias Pimenta;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

O presente trabalho relata a experiência de uma atividade intitulada "treinamento de Oratória" envolvendo alunos petianos do Curso de Engenharia Civil do CEFETMG, Unidade Curvelo. O objetivo principal desta atividade foi fomentar aos participantes a prática da comunicação oral como importante meio de melhoraria das competências profissionais dos Engenheiros Civis formados no CEFETMG. O treinamento de oratória foi dividido em fases. Inicialmente, o grupo de alunos envolvidos elegeram coordenadores cujo papel foi buscar referências bibliográficas sobre formas de comunicação oral e apresentações de trabalhos acadêmicos; organizar os temas a serem abordados; elaborar o cronograma das sessões orais e organizar os espaços e equipamentos de multimídia para apresentações. A atividade foi realizada a cada 15 dias por um petiano na qual foram expostos artigos científicos e/ou curiosidades, abordando assuntos relacionados à Engenharia civil. Ao término de cada apresentação houve um debate entre os participantes. Atualmente como forma de expandir a atividade para toda a instituição estão sendo organizadas mesas redondas com a participação de professores, alunos e profissionais.

Oratória. Engenharia Civil. Comunicação oral. Mesa redonda.
Voltar