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Artigo


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ANÁLISE DE ERROS EM AVALIAÇÕES DA DISCIPLINA MECÂNICA DOS SÓLIDOS I;

André Luís da Silva Batista, Gabriella Darold Vieira, Pedro Henrique Gama Neiva, SANDOVAL JOSÉ RODRIGUES JÚNIOR;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Esse estudo teve como objetivo diagnosticar o perfil de comportamento dos estudantes de engenharia frente às questões propostas em avaliações escritas, realizando um levantamento e análise dos erros cometidos nas provas da disciplina Mêcanica dos Sólidos I, ofertada na graduação em Engenharia Civil (UFPa). A análise ocorreu com uma amostra de 75 alunos, cursistas da disciplina entre 2016 e 2017, onde foi realizada a detecção e categorização das informações presentes de acordo com a classificação proposta por Cury (2007). Com isso, a análise foi executada em dois aspectos: os erros totais e os erros por assunto da disciplina. Essa segunda categoria engloba os assuntos abordados na ementa da disciplina: 1) reações de apoio, 2) resultantes, 3) propriedades geométricas e 4) treliça. Com o resultado do diagnóstico, foram obtidas informações importantes, como a maior incidência da categoria "B", indicando que o aluno conseguia desenvolver grande parte do raciocínio esperado, mas não tinha compreensão dos conceitos abordados. Tal resultado corrobora a hipótese de que o aluno está acostumado em resolver exercícios de forma mecânica, sabendo os passos necessários, mas desconhecendo o conceito que fundamenta aquele cálculo. Então, foram sugeridas soluções para otimizar o ensino-apredizagem dos alunos com a disciplina, com base nas informações obtidas na análise dos erros. Dentre as soluções, foi sugerido o preparo de mais aulas com resolução de exercícios e também com uma maior contextualização dos exercícios, de forma a tornar a matéria mais compreensível e palpável para o aluno, evitando a "mecanização" no processo de resolução das questões.

1) Análise de erros; 2) Ensino-aprendizagem; 3) Reprovação e evasão.
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