Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


150

EDLE/1: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EMPREENDEDORAS EM ENGENHARIA;

ELZO ALVES ARANHA, PAULO HENRIQUE DOS SANTOS, NEUZA ABBUD PRADO GARCIA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O empreendedorismo na formação de engenheiros vem despertando a atenção dos pesquisadores em nível nacional e internacional. É consenso entre os pesquisadores a importância do desenvolvimento das habilidades empreendedoras nos estudantes de engenharia. Entretanto, os artigos acadêmicos de educação empreendedora aplicados na formação de engenheiros estabelecem poucas associações com aprendizagem ativa, design thinking e Taxonomia de Bloom, deixando uma lacuna aberta na produção científica nacional e internacional. O objetivo do presente estudo é propor uma ferramenta integrada, apoiada nos princípios da educação empreendedora, aprendizagem ativa, design thinking e Taxonomia de Bloom, capaz de fomentar o desenvolvimento das habilidades empreendedoras nos estudantes de engenharia. O estudo é qualitativo e adota-se a metodologia de estudo de caso. A ferramenta proposta, chamada EDLE/1, foi operacionalizada e validada por 235 estudantes de engenharia de uma universidade pública brasileira, entre 2015 e 2016. Os resultados inovadores da presente pesquisa possuem várias implicações práticas e são destacadas quatro, a saber: (1) no nível de governos e formuladores de políticas públicas; (2), associações científicas de engenharia; (3) universidades, coordenadores e professores de cursos de graduação em engenharia; (4) pesquisadores do campo da educação em engenharia.

Educação em engenharia, Educação empreendedora, Habilidades Empreendedoras, Design Thiking
Voltar