Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


15

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DE TÉCNICAS DIDÁTICAS INOVADORAS PARA APRIMORAMENTO DA QUALIDADE DE AULAS DA DISCIPLINA DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS;

Renato Marinho Gonçalves, William Manjud Maluf Filho;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este artigo apresenta como ferramentas de modelamento do tipo Computer Aided Design (CAD) e Computer Aided Engineering (CAE) foram utilizadas de maneira inovadora para criar uma série de animações que proporcionaram uma melhor resolução e visualização de problemas aplicados na disciplina de Elementos de Máquinas. Animações tridimensionais foram elaboradas para aprimorar a compreensão e visualização por parte dos estudantes do curso de Engenharia Mecânica acerca dos fenômenos físicos envolvendo os componentes de máquinas. Esse trabalho não teve como objetivo somente a caracterização do curso em um formato mais moderno e/ou atualizado, mas visou principalmente auxiliar os alunos que por ventura apresentavam alguma dificuldade de acompanhamento durante as aulas. Ao tornar dinâmicas as exposições do professor, a iniciativa promoveu maior interação social entre os alunos da turma fazendo com que houvesse maior integração entre os estudantes. Adicionalmente pretendeu-se estimular os alunos a acompanharem o progresso das ferramentas de engenharia. Atualmente o emprego de técnicas computacionais aplicadas ao desenvolvimento de projetos é muito frequente. Sabe-se que o engenheiro pode contribuir com sua formação e conhecimento em projetos capazes de culminar em serviços e produtos que precipitem o desenvolvimento comunitário e a inclusão social. Investir na melhor formação do engenheiro é de certa forma fazer um investimento no aprimoramento social.

Inovação, Qualidade do ensino, Design, Mecânica.
Voltar