Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1497

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE MASSA DE MODELAR PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CURVAS DE NÍVEL;

Salmo Pustilnick, Gezelda Christiane Moraes, Izabela Patrício Bastos, KARLA CRISTIANE ARSIE, Vanessa Terezinha Ales;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Neste artigo está sendo explorado um conceito matemático normalmente abordado na disciplina de Cálculo II, a Curva de Nível, por meio de materiais manipuláveis. Neste caso, optou-se por um brinquedo infantil muito popular: a massa de modelar. É relatado o conceito, detalhada a atividade desenvolvida e apresentado alguns dos resultados obtidos em sala de aula. Esta atividade foi realizada nas turmas de engenharia da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e teve como referência o material multimídia Guia do Professor produzido pela Unicamp. Quando se trabalha com a manipulação de conteúdos matemáticos, sob a perspectiva de Metodologias Ativas, possibilita-se que os estudantes explorem sua capacidade de generalização, de abstração e de análise das propriedades que existem em muitos fenômenos naturais ou ainda criados pelo homem. Isto tudo permite que os estudantes compreendam satisfatoriamente o tema de estudo. A intenção foi buscar uma forma diferenciada e mais atraente para introduzir este tema (curvas de nível) nas aulas do ensino de engenharia. Os livros normalmente utilizados no ensino superior ainda são muito tradicionais com enfoque em definições e técnicas, geralmente com auxílio de programas computacionais, mas que ainda tratam conteúdos como se o estudante já o tivesse apreendido. Conclui-se que, se o estudante tiver a oportunidade de trabalhar com diferentes formas de apresentação e manipulação do tema, poderá obter um maior entendimento e apropriação do conteúdo proposto, e assim, fazer as suas próprias análises e construções.

Metodologias ativas. Ensino de engenharia. Cálculo. Curvas de nível. Massa de modelar.
Voltar