Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1492

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ESTRATÉGIA PARA O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS DO EIXO BÁSICO DA MATEMÁTICA;

Gezelda Christiane Moraes, KARLA CRISTIANE ARSIE, Izabela Patrício Bastos, Vanessa Terezinha Ales, Salmo Pustilnick;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Esse artigo relata sobre o I Desafio de Derivada que foi realizado na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ( PUCPR). Ele foi baseado no Rei das Derivadas realizado pelo Professor Fragelli da Universidade de Brasília (UnB). Enquanto que ele aplicou nas suas turmas de Cálculo I, o I Desafio de Derivada aconteceu no contra turno e envolveu todos os estudantes de engenharia da Escola Politécnica. Além disso, baseado em referenciais teóricas e em nossa experiência, foi possível constatar que esse desafio aumentou a performance dos estudantes na sala de aula, o seu engajamento e o interesse nas disciplinas do eixo básico de Matemática, e isso é de extrema importância para que eles, primeiro, percam o medo das disciplinas de cálculo e desenvolvam a habilidade de raciocínio lógico e consigam dar soluções num tempo curto diante das diversas situações do cotidiano de um futuro engenheiro. Outro ponto em destaque, que ainda será realizado, é a terceira etapa desse projeto, que acontecerá no II Torneio de derivadas Inter-Instituições na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Joinville, isso irá mostrar aos estudantes mais sobre esse universo e garantir uma interação entre os estudantes de engenharia de algumas universidades que será enriquecedor para a sua formação.

Gamificação. Derivada. Desafio. Cálculo. Competição.
Voltar