Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1484

A RELEVANCIA DO ESTUDO PRÁTICO DA DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DIFUSIVIDADE EM DIFERENTES CASOS.;

Priscila Pierre Lanna;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

transferência de massa é a base de muitos processos químicos e dos vários processos físicos, como os de separação, por exemplo. Um dos mecanismos pelo qual a transferência de massa ocorre é chamado difusão. Difusão é a tendência de moléculas se movimentarem a fim de estabelecer um equilíbrio entre as concentrações. Uma das grandezas que caracteriza a transferência de massa por difusão é a difusividade mássica. Dentre as diversas operações realizadas na indústria, as que envolvem transferência de massa são bastante comuns, por isso, conhecer as propriedades de transporte das substâncias torna-se muito importante, e entre essas propriedades podemos citar a difusividade mássica. O conhecimento não é construído apenas teoricamente, bem como, também não é formado apenas na prática. Diante deste contexto fica claro que, a teoria e a prática têm importâncias fundamentais. Valores de difusividade mássica são encontrados em literatura, porém, não existe valor tabelado para todos os casos. É importante que um aluno de engenharia saiba como chegar nesses valores para que, quando questionado, possa realizar os cálculos pertinentes. Este artigo traz uma visão da realização de quatro trabalho práticos que realizaram estudos para chegar em valores de difusividade mássica em diferentes casos do cotidiano. Estes trabalhos obtiveram valores bem próximos aos encontrados na literatura, além de um valor que , até o momento, não foi encontrado pelos autores deste artigo em outras fontes. Concluiu-se que estas práticas foram extremamente fundamentais para os alunos tanto em âmbito didático, ou seja, facilitou a compreensão da matéria, quanto para o desenvolvimento da escrita. Foi observado também que, a partir dessas práticas os alunos tiveram que desenvolver senso crítico e pensamento científico, eles consideraram os erros possíveis e criaram hipóteses bastante aceitáveis para os problemas enfrentados e resultados fora do padrão.

Coeficiente de difusão, difusão, difusividade mássica, transferência de massa.
Voltar