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ESTUDO DE OSCILAÇÕES COM VIDEOANÁLISE: APLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA EXPERIMENTAL NAS ENGENHARIAS.;
LORENNA DA SILVA FERREIRA, WELBER L A MIRANDA;
COBENGE18
[19] 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[71] 07.1. Formação mediada por tecnologia
Nas diversas formas de ensino, a prática tradicional do ensino de física é dificilmente agregada a uma análise experimental, isso se reflete em dificuldades para extrapolar os clássicos exemplos em sala de aula. A ferramenta de videoanálise tracker video analisys é capaz de extrair variáveis físicas a partir de uma filmagem e de calibradores para o movimento. Neste trabalho se focou no estudo do pêndulo simples e pêndulo circular, observando aspectos para sua utilização didática em diversas disciplinas. Os pêndulos continuam sendo objetos com diversas aplicações tecnológicas e são capazes de revelar uma grande quantidade de informações mecânicas. Propõe-se o desenvolvimento de metodologias para o ensino de oscilações utilizando a ferramenta Tracker aos movimentos do pêndulo. São discutidos diversos aspectos de calibração e ajuste de qualidade de uma medição em videoanálise. Uma regressão senoidal é obtida para descrever o movimento obtido. A equação do movimento é discutida para o pêndulo simples e obtida a partir dos dados experimentais. Os gráficos para a posição e velocidade são obtidos diretamente da videoanálise e suas variáveis físicas são discutidas. A precisão das medições foi comparada com um método tradicional e as principais vantagens e desvantagens do método de videoanálise foram discutidas. Foi observado que o método da videoanálise tem sua maior aplicação quando deseja-se descrever e/ou obter de forma completa as variáveis de um movimento, obtendo uma grande quantidade de pontos experimentais e consequentemente reduzindo erros estatísticos. A metodologia seguida pode ser usada como roteiro didático no ensino de mecânica.
Ensino de física. Ensino de Engenharias. Oscilações. Tracker Video Analysis.