Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1478

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA DA UTILIDADE CURRICULAR COMO FATOR DE SUCESSO PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI;

GIL EDUARDO GUIMARAES, Nelson Marinelli Filho, Renato Luis Garrido Monaro, Matheus Rissardi Ferreira, Adriana Roberta Maldaner;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[52] 02.3. Gestão de cursos

De todas as indústrias humanas, a educação é uma das que mais tem urgência em adequar seus modelos e processos de negócios para um novo ambiente onde é natural a fusão física e digital dos fluxos de trabalho. Essa mudança acelerada dos paradigmas de negócio alterou a percepção que as organizações têm em relação ao valor do conhecimento e, sobretudo, dos profissionais que de alguma forma sabem como aplica-lo. Para que um profissional consiga responder à fluidez das demandas do mercado de trabalho, esta configuração de atributos exige que os processos de formação de competências profissionais sejam ágeis e, ao mesmo tempo, possam ter a sua efetividade mensurada. O objetivo do presente trabalho é de apresentar uma visão estratégia de aplicação de conceitos de usabilidade que podem ser aplicados ao design de currículos, para facilitar a percepção de sua utilidade e, consequentemente, a comunicação do valor de cada ação de desenvolvimento de competência. Isto é feito através da criação de mapas curriculares que, inicialmente, alinham os ativos de aprendizagem disponíveis e as propostas pedagógicas em fluxos de aprendizagem. A estes fluxos é estabelecido um senso de progressão, alinhado ao reconhecimento das habilidades adquiridas, onde temas de interesse são discutidos e trabalhados por meio de processos específicos. Estas são a chaves para a fusão físico e digital da Educação Superior, sem que haja a perda de valores importantes de desenvolvimento humano inerentes aos processos tradicionais de ensino e aprendizagem.

Design de Currículo; Utilidade Curricular; Educação Superior; Processos de Aprendizagem
Voltar