Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1476

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS UTILIZANDO FERRAMENTAS ONLINE (QUIZ);

Maria Mariana de Sousa Rocha, Carla Beatriz Costa de Araújo, Rafaela Ponte Lisboa Cardoso, Raphaelle Silva de Almeida;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A influência das tecnologias de informação na vida da população, tornou inevitável a inserção de ferramentas tecnológicas nos métodos de ensino. Desse modo, visando analisar de que forma a utilização de uma dessas ferramentas afeta na aprendizagem da disciplina de Mecânica dos Solos, o quiz (teste de conhecimentos) foi inserido como uma forma de autoavaliação dos alunos. Em vista disso, sua aplicação foi realizada ao final de cada unidade estudada em sala de aula, por meio da ferramenta Formulários Google nas turmas da disciplina do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza. O quiz era constituído por questões sobre os principais tópicos do assunto, para que fossem analisados e corrigidos os pontos de maior dificuldade dos alunos. Posteriormente, ao final do semestre foi aplicado um questionário de avaliação para analisar a opinião dos estudantes sobre o impacto que o quiz causa na sua aprendizagem, além dos seus benéficos e as possíveis dificuldades na sua resolução. Os resultados obtidos foram positivos, 49% dos alunos da disciplina responderam ao questionário e tiveram uma boa aceitação da ferramenta, além disso, 100% dos alunos consideraram importante o uso do quiz. Portanto, concluiu-se que a utilização da ferramenta deve ser continuada, por todos os benefícios obtidos, porém, algumas melhorias podem ser feitas no que se refere à formulação das questões.

Quiz. Metodologia de Ensino. Ferramenta Tecnológica. Mecânica dos Solos.
Voltar