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ANÁLISE ENTRE ATRIBUIÇÕES DO ENGENHEIRO CIVIL E PROGRAMA PEDAGÓGICO QUANTO AO TEMA ENGENHARIA DE TRANSPORTES: ESTUDO DE CASO - GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA;

Silvia Camargo Fernandes Miranda, Fred Ramos Araujo, Denise Maria da Silva Ribeiro;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

Neste artigo o objetivo principal é analisar atribuições referentes à atuação profissional do engenheiro civil versus programa pedagógico da Graduação de Engenharia Civil oferecida pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) quanto à área da engenharia de transportes. A metodologia utilizada realizou os seguintes estudos: i) comparação da grade curricular do curso de engenharia civil e atribuições definidas como competências do engenheiro civil; e ii) verificação das disciplinas obrigatórias que abordam a área da engenharia de transporte no curso de engenharia civil. Diante dos resultados encontrados foi possível concluir que as competências do graduado em engenharia civil estão aquém do exigido ao referenciarmos a área da engenharia de transportes, que abrange vasto conteúdo associado à gestão, coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação, entre outros, considerando que as disciplinas obrigatórias abordam apenas projeto e construção de infraestrutura viária de transporte terrestre. E por fim, como considerações finais, é indicado utilização de tecnologias digitais, através dos softwares AutoCAD Civil 3D, INFRAWORKS e TOPOGRAPH, como ferramentas auxiliares nos processos de aprendizagem motivacional das disciplinas Projeto de Estradas e Construção de Estradas, com o intuito de contemplar um conteúdo mais vasto da engenharia de transportes.

Atribuições do engenheiro civil. Projeto pedagógico da graduação de engenharia civil. Infraestrutura viária de engenharia de transporte. Tecnologias digitais.
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