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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DO BRASIL;

Claudio Henrique Costa Cerqueira;
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COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[53] 02.4. ENADE e avaliação de cursos

A qualidade na educação de um país é um fator importante, estando ela diretamente conectada ao potencial de crescimento social, econômico e político. Portanto é de suma significância conhecer o sistema de avaliação de ensino e com este traçar um panorama geral de como as instituições de ensino superior (IES) caminham no percurso do desenvolvimento da nação. O presente trabalho avalia o perfil quantitativo dos cursos de Engenharia Química (EQ), no Brasil, em suas IES, na esfera administrativa pública e privada, a partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e o aspecto qualitativo, destas mesmas, a partir da análise dos índices do SINAES. Tal sistema leva em consideração parâmetros das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, como parte de um mesmo sistema, porém tais avaliações são feitas de maneira e em processos diferenciados que se articulam entre si. No trabalho foi possível estabelecer relações pertinentes com a questão da qualidade da educação superior e vislumbrar o cenário ao qual o curso encontra-se atualmente.

Educação, Aspectos quantitativos, SINAES, Qualidade, Engenharia química
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