Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


147

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA;

Vitória Lisboa Califani, Adriana Helena Borssoi;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este trabalho apresenta o relato da adaptação de uma atividade de modelagem matemática realizada no curso de Engenharia Ambiental, voltada para a exploração de novos parâmetros, se pautando na simulação e adequação de um modelo matemático. A atividade foi envolvida por uma área específica do curso, com o intuito de aliar uma problemática real e a matemática e, em seguida, tornou-se objetivo utilizá-la enquanto estratégia pedagógica e método científico, apoiada no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação e na exploração de modelos matemáticos. Isso permitiu o desenvolvimento de tarefas a serem aplicadas em turmas do Ensino Superior, com enfoque na Análise de Modelos, se inserindo no contexto ensino e aprendizagem na engenharia.

Modelos matemáticos, Softwares no ensino, Modelagem matemática, Análise de modelos, Educação matemática.
Voltar