Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1465

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

Sandra Rufino, Raisa Andriele de Vasconcelos Lopes, Carlos Eduardo Antunes Junior;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este trabalho tem por objetivo o levantamento bibliográfico da aplicação das seguintes metodologias ativas: PBL (Problem Based Learning), PjBL (Problem Based Learning), TBL (Team-Based Learning) e Flipped Classroom nos cursos de engenharia tendo como base de pesquisa os Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O estudo é resultante de uma revisão bibliográfica, resultou no mapeamento e análise de 28 artigos no período de 2014 a 2017 dos quais 60,71% deles desenvolvia aplicações do PBL, 25% PjBL, tendo a sala de aula invertida e TBL os valores de 10,71% e 3,57% respectivamente. Em suma, conclui-se que o PBL se encontra como a metodologia mais utilizada nas engenharias com o intuito de desenvolver nos profissionais da área características fundamentais exigidas pelo mercado. Assim como essa, as demais metodologias analisadas também se apresentam como importantes armas para este fim.

Metodologias Ativas. Educação em Engenharia. Curso de Engenharia.
Voltar