Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1461

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE EVENTOS CONTEXTUALIZADOS NAS AULAS DE VETORES E GEOMETRIA ANALÍTCA - PRIMEIRAS REFLEXÕES;

Eloiza Gomes, Antonio Victor Nakashima Fabri, Karina Bradaschia Rocha, Paula Meirelles Bolelli, Roberto Scalco;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática para os cursos de Engenharia tem ocupado grande espaço nas discussões de docentes da área e, principalmente, no âmbito dos COBENGEs. Nossas pesquisas têm mostrado a necessidade de mudança, não apenas na didática do professor ou nas tecnologias de informação utilizadas, mas também para um novo olhar em como motivar o estudante e torná-lo responsável pelo seu aprendizado. Outro ponto que devemos nos preocupar é que os alunos sejam mais críticos e que percebam as conexões entre as áreas de conhecimento. Integrar os assuntos discutidos nas aulas de Matemática com as resoluções de problemas de sua futura área de atuação poderá despertar no jovem ingressante nos cursos de Engenharia uma atitude mais positiva em relação ao seu aprendizado. Nesse sentido, apresentamos, influenciados pelo referencial A Matemática no Contexto das Ciências, dois exemplos de eventos contextualizados para serem utilizados em aulas de Vetores e Geometria Analítica. O primeiro explora o conceito de produto vetorial com aplicações na Engenharia Civil, enquanto o segundo aborda produto escalar e equação de plano em uma aplicação na Computação Gráfica.

Eventos contextualizados. Vetores. Geometria Analítica. Engenharia Civil. Computação Gráfica.
Voltar