Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1460

ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA;

FABIO AUGUSTO GENTILIN, Thuinie Medeiros Vilela Daros;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Devido as diversas mudanças no atual contexto econômico, tecnológico e social, bem como, as transformações aceleradas que tem ocorrido nas últimas décadas tem exigido engenheiros que estejam preparados para tomada de decisões, resolução de problemas, trabalho em equipe, autonomia no aprendizado, comunicação eficiente, flexibilidade mediante a novas situações, além de serem capazes de lidarem com as inovações tecnológicas de modo que atendam às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho de forma sustentável. Neste cenário, as necessidades de mudanças nas formas de ensinar e aprender ficam evidentes, sobretudo nos cursos de formação de novos profissionais de engenharia. Diante deste contexto, o presente texto tem como objetivo apresentar o modelo pedagógico elaborado pela Unicesumar, bem como seus benefícios enquanto metodologia de ensino para formar profissionais habilitados para demandas atuais. O modelo supracitado integra o ensino híbrido com estratégias pedagógicas pautadas na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem por meio de recursos tecnológicos, e vem sido implementado desde o início de 2018, em 39 polos de todo Brasil, mais especificamente nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica.

Ensino Híbrido; Metodologias Ativas; Engenharias; Educação à distância
Voltar