Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


146

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMODELOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA;

Vitória Lisboa Califani, Adriana Helena Borssoi;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este trabalho apresenta o relato da adaptação de uma atividade de modelagem matemática realizada no curso de Engenharia Ambiental, voltado para a exploração de novos parâmetros, se pautando na simulação e adequação de um modelo matemático. Essas foram envolvidas por uma área específica do curso, com o intuito de aliar uma problemática real e a matemática, enquanto estratégia pedagógica e método científico e se apoiaram no uso de tecnologias de informação e comunicação e na exploração de modelos matemáticos. Seu principal objetivo foi expressar uma realidade ecológica através da matemática, com enfoque na utilização de softwares capazes de contribuir com a análise modelos. Isso permitiu o desenvolvimento de tarefas a serem aplicadas em turmas do Ensino Superior, se inserindo no contexto ensino e aprendizagem na engenharia.

Modelos Matemáticos, softwares no Ensino, Modelagem Matemática, Educação Matemática.
Voltar