Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1457

Avaliação dos discentes à aplicação da ABP na disciplina de Instrumentação Eletrônica do curso de Engenharia Elétrica do IFPB;

Sammara Raquel Vilar, Laryssa Maria de Sousa Duarte, Maísa Lauriane Ferreira dos Santos, Marília Gabriela Alves Rodrigues Santos, Ademar Goncalves da Costa Junior;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O objetivo do presente estudo é apresentar o resultado do impacto do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na percepção dos estudantes matriculados na disciplina de Instrumentação Eletrônica do curso de Engenharia Elétrica do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba), durante o primeiro semestre de 2017. A ABP é uma dentre as diversas metodologias ativas e faz uso da resolução de problemas propostos para que o estudante analise e estude o conteúdo de uma determinada disciplina. Tal metodologia é formativa por estimular o estudante a ter uma postura ativa na busca do conhecimento. O estudo insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, onde na coleta de dados foram aplicados questionários individuais no último dia de aula e com base na pesquisa realizada, observou-se que o método ABP foi visto de forma positiva pelos discentes que se declararam mais confiantes, comunicativos e autodidatas após a disciplina.

Aprendizagem baseada em problemas, Instrumentação eletrônica, metodologias ativas de ensino.
Voltar