Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1438

BR.INO: UMA FERRAMENTA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO PARA APLICAÇÕES EM ROBÓTICA USANDO LINGUAGEM NATIVA;

Víctor Rodrigues Pacheco, Rafael Mascarenhas Dal Moro, Gabriel Rodrigues Pacheco, Mateus Berardo de Souza Terra, CARLOS HUMBERTO LLANOS;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este artigo propõe a implantação da Robótica Educacional, utilizando linguagem de programação para Arduino estruturada em português, chamada Br.ino, como uma ferramenta alternativa para o aprimoramento do ensino de computação básica. O objetivo principal deste estudo é apresentar a inovadora plataforma citada, contextualizando sua importância para disciplinas introdutórias de programação, bem como os resultados positivos que a aplicação prática, em sistemas reais, dos conteúdos estudados em ditas matérias. Ademais, são introduzidos os conceitos da plataforma Arduino e compiladores para essa plataforma. Por fim, propõe-se uma metodologia de implantação do modelo de ensino enunciado,avaliando seus benefícios e os benefícios deste são avaliados.

Arduino. Robótica. Programação. IDE. Ensino.
Voltar