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BR.INO: UMA FERRAMENTA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM ARDUINO PARA APLICAÇÕES EM ROBÓTICA USANDO LINGUAGEM NATIVA;
V?CTOR RODRIGUES PACHECO, RAFAEL MASCARENHAS DAL MORO, GABRIEL RODRIGUES PACHECO, MATEUS BERARDO DE SOUZA TERRA, CARLOS HUMBERTO LLANOS;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Este artigo propõe a implantação da Robótica Educacional, utilizando linguagem de programação para Arduino estruturada em português, chamada Br.ino, como uma ferramenta alternativa para o aprimoramento do ensino de computação básica. O objetivo principal deste estudo é apresentar a inovadora plataforma citada, contextualizando sua importância para disciplinas introdutórias de programação, bem como os resultados positivos que a aplicação prática, em sistemas reais, dos conteúdos estudados em ditas matérias. Ademais, são introduzidos os conceitos da plataforma Arduino e compiladores para essa plataforma. Por fim, propõe-se uma metodologia de implantação do modelo de ensino enunciado,avaliando seus benefícios e os benefícios deste são avaliados.
Arduino. Robótica. Programação. IDE. Ensino.