Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1429

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMUTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA;

Yuri Leon Dos Santos Silva, Larissa Tavares Esquerdo, Saulo Joel Oliveira Leite;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

A tecnologia tem se disseminado com o passar do tempo. Atualmente, através dos princípios do Movimento Maker, qualquer pessoa com acesso à internet pode construir seu próprio robô de baixo custo. Em decorrência disso, o Programa de Pesquisa e Extensão Laboratório de Engenhocas da Universidade Federal do Pará incentiva a utilização da robótica como ferramenta de aprendizagem no ensino de física. A iniciativa leva até as escolas de Ensino Fundamental e Médio, robôs montados com a plataforma de prototipagem Arduino, e através destes, são ensinados para os alunos conceitos físicos tais como: As Leis de Newton, Eletrodinâmica, Cinemática e Ondas; deste modo, os alunos participantes das atividades passam a ver a física na prática de uma forma muito mais atrativa. Logo, o projeto faz com que mais alunos se interessem pela área de Ciências Exatas, para que assim possam se tornar futuros acadêmicos universitários com bom embasamento teórico, diminuindo assim o baixo percentual de profissionais nesta área no país. Além do baixo percentual de profissionais, grande parte das evasões nas universidades é em cursos de Ciências Exatas. O Laboratório de Engenhocas tem atuado nas escolas visando solucionar as problemáticas expostas.

Robótica. Ciências exatas. Arduíno. Movimento maker.
Voltar