Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1427

É POSSÍVEL ENSINAR CONCEITOS DE ENGENHARIA AEROESPACIAL PARA CRIANÇAS? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL I.;

João Gabriel Castro Santos Teixeira, Gustavo Rebello de Carvalho, João Gabriel Vales Muniz Souza, Melina Silva de Lima;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de um estudo de caso, se é possível ensinar conceitos de Engenharia Aeroespacial para crianças de 7 e 8 anos, estudantes do 1° e 2° ano do Fundamental I. Para tanto, foi aplicada uma sequência didática que utilizou um brinquedo de pelúcia representativo da sonda Rosetta, inserida em um teatro de fantoches e posterior bate-papo com as crianças. Para mensurar a aquisição de conceitos, um jogo foi elaborado e aplicado, consistindo de um dado cujas faces continham imagens de objetos astronômicos ou celestes (artificiais ou naturais). As crianças lançavam o dado e falavam sobre o objeto que foi sorteado. O brinquedo Rosetta Toy foi dado de presente à escola para estimular outras crianças e professores no estudo de conceitos de astronomia e Engenharia Aeroespacial.

Engenharia Aeroespacial, Rosetta, Rosetta Toy, Fantoche
Voltar