Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1426

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DA ENGENHARIA COM BASE EM COMPETÊNCIAS;

Wilson Rogério Carneiro, Gilmar Barreto;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

A Engenharia é uma área fundamental para o desenvolvimento econômico e tecnológico de uma nação e, portanto, é fundamental considerar esta visão na busca de uma formação profissional que atenda os anseios do mercado brasileiro. É recorrente a discussão sobre o aperfeiçoamento da estruturação e condução dos cursos de Engenharia nas Universidades Brasileiras tendo em vista alcançar um perfil profissional de conclusão com aderência a realidade e com isso potencializar a competividade do mercado brasileiro. Ainda, é comum relatos de formandos que não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos no curso com a realidade do mercado profissional, gerando um sentimento de frustração e as vezes incompetência. Estes, entre outros fatores, contribuem para a formação de profissionais incompletos que acabam buscando formação complementar pós curso que deveriam ter adquirido durante a graduação ou desistem do curso em função da complexidade associada a descontextualização dos conhecimentos tratados nas disciplinas, que as vezes estão dissociadas do perfil profissional de conclusão do curso. Buscamos nesse artigo uma análise sobre o perfil profissional do egresso dos cursos de engenharia, refletimos sobre a concepção deste perfil, avaliamos se a estruturação do curso e o seu próprio desenvolvimento permitem alcançar esse perfil e as dificuldades técnico-pedagógicas desse processo e, ainda, como a metodologia de ensino com base em competências poderia ser aplicada nesse contexto. Buscamos responder algumas questões como: Para quem formamos Engenheiros? Como perseguir o perfil profissional do engenheiro durante a graduação de forma efetiva? e Qual a importância do desenvolvimento de competências comportamentais nos cursos de engenharia?

Perfil Profissional, metodologia, ensino, engenharia, competência
Voltar