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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DA ENGENHARIA COM BASE EM COMPETÊNCIAS;
Wilson Rogério Carneiro, Gilmar Barreto;
COBENGE18
[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos
[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos
A Engenharia é uma área fundamental para o desenvolvimento econômico e tecnológico de uma nação e, portanto, é fundamental considerar esta visão na busca de uma formação profissional que atenda os anseios do mercado brasileiro.
É recorrente a discussão sobre o aperfeiçoamento da estruturação e condução dos cursos de Engenharia nas Universidades Brasileiras tendo em vista alcançar um perfil profissional de conclusão com aderência a realidade e com isso potencializar a competividade do mercado brasileiro.
Ainda, é comum relatos de formandos que não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos no curso com a realidade do mercado profissional, gerando um sentimento de frustração e as vezes incompetência.
Estes, entre outros fatores, contribuem para a formação de profissionais incompletos que acabam buscando formação complementar pós curso que deveriam ter adquirido durante a graduação ou desistem do curso em função da complexidade associada a descontextualização dos conhecimentos tratados nas disciplinas, que as vezes estão dissociadas do perfil profissional de conclusão do curso.
Buscamos nesse artigo uma análise sobre o perfil profissional do egresso dos cursos de engenharia, refletimos sobre a concepção deste perfil, avaliamos se a estruturação do curso e o seu próprio desenvolvimento permitem alcançar esse perfil e as dificuldades técnico-pedagógicas desse processo e, ainda, como a metodologia de ensino com base em competências poderia ser aplicada nesse contexto. Buscamos responder algumas questões como: Para quem formamos Engenheiros? Como perseguir o perfil profissional do engenheiro durante a graduação de forma efetiva? e Qual a importância do desenvolvimento de competências comportamentais nos cursos de engenharia?
Perfil Profissional, metodologia, ensino, engenharia, competência