142
ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO RELACIONADO A PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS;
CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO, ADELAMAR FERREIRA NOVAIS, FELIPE SILVA KURAHASHI;
COBENGE17
[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
[13] 04.1. Iniciativas de formação
Na formação profissional de engenheiros durante a graduação acadêmica, aspectos relacionados ao conhecimento tácito ganham importância fundamental por se constituírem nas dimensões de competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas, por meio de processos educacionais formais. Tão importante quanto uma sólida formação fundamentada nos modelos teóricos da ciência, que embasam as engenharias no âmbito do conhecimento explícito, a capacidade de tomar decisões e demonstrar aptidões específicas para agir se constituem em aspectos de alta qualificação na formação para o exercício da engenharia. Neste contexto, além do âmbito das aulas estritamente expositivas, situa-se a contribuição que mídias analógicas e digitais podem representar para a construção do conhecimento tácito e explícito dos estudantes, quando estes se veem envolvidos em situações experimentais bem situadas e problematizadoras, mediadas por um docente. Os conceitos que norteavam no passado atividades educacionais realizadas "no laboratório" abrem hoje novas perspectivas de ensino-aprendizagem para os estudantes e, para tanto, requer dos docentes competências e habilidades de ordem mais complexa, na condução dos processos pedagógicos. Este relato busca evidenciar o papel essencial que a formação continuada representa para o docente e técnicos, na atualidade, e revela o papel da responsabilidade social que a iniciativa privada pode ter em relação à melhoria dos padrões de qualidade na educação em engenharia.
engenharia e gestão do conhecimento; educação científica e tecnológica; formação docente continuada; experimentação no ensino-aprendizagem em engenharia; responsabilidade social do setor privado.