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Artigo


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APRENDIZAGEM COOPERATIVA: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, UNEMAT, TANGARÁ DA SERRA-MT.;

Paulo Henrique de Moura, Marcus Vinícius Araújo Damasceno, Marinez Cargnin-Stieler;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[57] 03.4. Orientação acadêmica

O presente trabalho discorre sobre a Aprendizagem Cooperativa (AC), uma metodologia de ensino/aprendizagem pouco difundida no Brasil. A pesquisa discute os resultados obtidos através da Célula (Grupo de estudos), desenvolvida no primeiro semestre do Curso de Engenharia Civil. O grupo foi formado em virtude dos índices de reprovação nas disciplinas da área de Matemática e também de evasão. A análise dos resultados foi realizada através do cruzamento das informações disponibilizadas pela Coordenação do Curso, aliados a dados concedidos pelo docente da disciplina analisada, além das listas de presenças semanais da Célula. Foi possível observar que 95% dos aprovados em Cálculo Diferencial e Integral I participavam ativamente no Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO). Pôde-se concluir que a metodologia da Aprendizagem Cooperativa teve papel relevante na aprovação dos celulandos que participaram das reuniões ativamente.

Educação em Engenharia. Ciências Básicas e Matemática em Engenharia. Aprendizagem ativa. Formação de professores.
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