1417
APRENDIZAGEM COOPERATIVA: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, UNEMAT, TANGARÁ DA SERRA-MT.;
PAULO HENRIQUE DE MOURA, MARCUS VIN?CIUS ARA?JO DAMASCENO, MARINEZ CARGNIN-STIELER;
Arquivo não encontrado
COBENGE18
[15] 03. Retenção e Evasão
[57] 03.4. Orientação acadêmica
O presente trabalho discorre sobre a Aprendizagem Cooperativa (AC), uma metodologia de ensino/aprendizagem pouco difundida no Brasil. A pesquisa discute os resultados obtidos através da Célula (Grupo de estudos), desenvolvida no primeiro semestre do Curso de Engenharia Civil. O grupo foi formado em virtude dos índices de reprovação nas disciplinas da área de Matemática e também de evasão. A análise dos resultados foi realizada através do cruzamento das informações disponibilizadas pela Coordenação do Curso, aliados a dados concedidos pelo docente da disciplina analisada, além das listas de presenças semanais da Célula. Foi possível observar que 95% dos aprovados em Cálculo Diferencial e Integral I participavam ativamente no Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO). Pôde-se concluir que a metodologia da Aprendizagem Cooperativa teve papel relevante na aprovação dos celulandos que participaram das reuniões ativamente.
Educação em Engenharia. Ciências Básicas e Matemática em Engenharia. Aprendizagem ativa. Formação de professores.
Voltar