Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1413

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I" DA ENGENHARIA ELÉTRICA DA EPUSP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Marcos Jolbert Cáceres Azambuja, Jose Aquiles Baesso Grimoni, Wilson Martins da Silva;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Ao longo dos últimos séculos, o processo de ensinar-aprender, teve grandes transformações, especialmente no que se refere às relações professor/aluno, aluno/aluno e aluno/conteúdo. Este artigo visa apresentar um relato de experiência sobre as metodologias ativas, suas principais características e apresentar resultados, por meio de pesquisa bibliográfica, investigação com os alunos de graduação de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, na disciplina Instalações Elétricas I. Além disso, discute exemplos de atividades de aprendizagem ativas, em especial neste relato de experiência, a Sala de Aula Invertida, o Método de Projetos e o PBL como atividades que podem motivar os alunos para uma aprendizagem autônoma e mais aprofundada, alicerçada no aprender fazendo, com novas metodologias e dinâmicas. Como um escopo de avaliar a aprendizagem ativa no ensino de engenharia, um questionário foi desenvolvido e aplicado nos alunos durante o período da disciplina. Dentre os principais resultados, destacam-se a significativa positividade atribuída às metodologias que foram usadas. Entretanto, os dados nos levam a concluir que a utilização de metodologias ativas no ensino de engenharia pode contribuir para a formação profissional e pessoal dos estudantes, assim como, para a capacitação e atualização dos docentes.

Metodologias ativas. Aprendizagem ativa. PBL. Aula invertida. Relato de experiência.
Voltar