Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1412

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO PRÉ-REQUISITO PARA A ADEQUAÇÃO DO MÉTODO STEM NAS DISCIPLINAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL;

DANIEL BARBOSA MAPURUNGA MATOS, Ítalo Linhares Salomão, ELAINE CRISTINA RODRIGUES PONTE, Rafaela Ponte Lisboa Cardoso;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Durante um curso superior, é notável que, com o decorrer dos anos, os estudantes esqueçam conteúdos que são indispensáveis para certas disciplinas, fazendo, assim, que a disciplina em curso não possua um bom rendimento. Além disso, é fato que, em muitas Instituições de Ensino Superior(IES), os alunos não conseguem ver como os conteúdos estudados funcionam na prática, tornando árduo o seu aprendizado. Este trabalho tem como objetivo analisar a matriz curricular, das disciplinas relacionadas ao cálculo de estruturas, do curso de engenharia civil da Universidade de Fortaleza (UNIFOR),apresentando uma proposta de disposição para as disciplinas de forma que os estudantes possuam rendimento máximo nas mesmas e possam identificar, por meio de problemas reais, a sua aplicação no mercado de trabalho. Para tanto, a matriz curricular foi reorganizada, dispondo as disciplinas em pré-requisitos e co-requisitos, sendo implantado no sistema de ensino o uso de metodologias ativas combinadas ao STEM education.

STEM education, Pré-requisito, Co-requisito, Metodologia ativa de ensino.
Voltar