Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1410

FORMAÇÃO HUMANISTA DO ENGENHEIRO CIVIL NA PÓS-MODERNIDADE: O MAGIS INACIANO COMO REFLEXO DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA;

Rachel de Castro Almeida, Maria Aparecida Leite Mendes Cota, RAFAEL FURTADO CARLOS, Aline Almeida da Silva Oliveira;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este artigo tem como objetivo demonstrar como a narrativa reflete a construção da identidade e do magis inaciano na formação humanista voltada para a autonomia do estudante de Engenharia. A pesquisa é de natureza exploratória e abordagem qualitativa, a análise de conteúdo foi utilizada na interpretação de narrativas publicadas em um livro crônicas, que contempla o relato de memórias e percepções do primeiro ano de funcionamento da instituição. Os resultados evidenciam que, atividades pedagógicas das disciplinas dos dois primeiros períodos, encontro acadêmico e interação com os colegas estimulam os estudantes a criarem novos projetos de vida e a projetarem uma imagem de si voltada para a busca da capacitação pelo magis. Conclui-se que a narrativa como atividade discursiva dos sujeitos em constante interação com a realidade social reflete a formação humanista e possibilita a re-construção identitária.

Identidade. Pedagogia inaciana. Pós-modernidade. Magis. Projeto de vida.
Voltar