Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


141

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA: O OLHAR DO PROFESSOR - UMA ANÁLISE QUANTITATIVA;

Fábio Gerab, Elenilton Vieira Godoy;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O presente estudo faz parte do projeto "Desafios do ensino de Matemática nos cursos de Engenharia, no século XXI, que busca investigar e propor ações para a melhoria da transição Ensino Médio - Ensino de Engenharia. Foram analisadas as respostas de 27 docentes do Departamento de Matemática de uma tradicional escola de Engenharia do ABC Paulista a um questionário contendo 49 questões. A amostra coletada representou 69% da população de interesse. A análise dos dados ocorreu por meio do tratamento estatístico. Por meio destas análises foram criados cinco constructos pertinentes ao trabalho docente. Os resultados apontam para uma opinião relativamente homogênea sobre os constructos identificados. As pequenas diferenças entre os grupos de professores parecem estar associadas às concepções pedagógicas de cada docente, sem com isso, indicar um grupo característico de professores. Constata-se forte adesão dos docentes à cultura organizacional da IES. Assim, mudanças de abordagens pedagógicas devem atentar-se às políticas institucionais, pois a visão corporativa na IES e suas tradições sobrepõem-se às visões individuais

Educação; Educação Superior; Ensino de Engenharia; Ensino de Matemática.
Voltar