Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1409

ELABORAÇÃO DE REVISTAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESTRADAS E TRANSPORTES E PAVIMENTAÇÃO;

Mariana Batista Cassiano da Cunha, Ricardo Almeida de Melo, Vinicius Bruno de Oliveira Araujo;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

A forma lúdica no aprendizado é vista como auxiliar na construção do conhecimento, mostrando-se uma alternativa ao ensino tradicional em salas de aulas. O objetivo do presente artigo é o uso de revistas em quadrinhos (HQs) como instrumento lúdico na verificação da aprendizagem, de forma a despertar o interesse do aluno na construção do conhecimento nos componentes curriculares Estradas e Transportes II, e Pavimentação, do curso de Engenharia Civil. Desse modo, os discentes elaboraram revistas com temas relacionados aos componentes curriculares, conforme modelo determinado pelo docente. Após, as HQs foram avaliadas pelos discentes, de períodos subsequentes, quanto aos seguintes critérios: 1) Criatividade; 2) Arte e acabamento; 3) Adequação da revista ao conteúdo do componente curricular; 4) Diagramação das cenas, e; 5) Compreensão da história. Com as avaliações realizadas, as porcentagens de respostas foram obtidas e uma análise estatística foi realizada. A partir dos resultados obtidos, foi comprovado que a utilização de revistas em quadrinhos como alternativa de aprendizado é eficaz, permitindo assim ganho de conhecimento, pois envolve o discente desde o processo criativo até a avaliação do produto.

Revista em Quadrinhos. Lúdico. Criatividade. Aprendizado. Engenharia.
Voltar