1406
APLICAÇÃO DE DESIGN THINKING EM UMA DISCIPLINA DE PROJETO DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;
LUCAS DE BONA FONSECA, MARCO ANTONIO CARVALHO PEREIRA;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Cada vez mais o usuário tem ganhado uma importância maior no processo de desenvolvimento de produtos, sabendo que engenheiros estão, muitas vezes, envolvidos nesse processo. Para auxiliar nesse processo, Design Thinking é uma ferramenta que vem sendo muito útil, pois conduz a uma compreensão profunda do ser humano, a cocriação de soluções, bem como a experimentação de forma rápida. O objetivo desse artigo é apresentar um case real de aplicação de Design Thinking em uma disciplina de projeto do primeiro semestre de um curso de Engenharia de Produção. Design Thinking foi aplicado a duas turmas distintas nos anos de 2017 e 2018. Uma pesquisa-ação foi conduzida. Lições aprendidas a partir da primeira aplicação foram de grande relevância para o planejamento da segunda aplicação. Constatou-se que o Design Thinking foi importante para a geração de novas ideias e ampliação de horizontes dos alunos no decorrer do projeto, e que sua contribuição foi mais eficaz na segunda aplicação, quando aplicado de forma compacta em duas aulas seguidas, do que na primeira aplicação, quando havia sido aplicado em vários momentos distintos ao longo do semestre
Design Thinking. Project-Based Learning. Engenharia de Produção