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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA DE UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO O WEBLAB;

Gilberto Eiiti Murakami, Denise Marques Pinheiro, José Silvério Edmundo Germano;

COBENGE18

[19] 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[71] 07.1. Formação mediada por tecnologia

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de um sistema de aprendizagem para o ensino de física e avaliar o efeito do uso do experimento remoto do Galvanômetro Tangente. Os autores construíram um experimento remoto, o Galvanômetro de Tangentes, a baixo custo, e o material didático de apoio para a realização do experimento remoto. O material de apoio é composto por Histórico, Definição e Teoria, Construção, WebLAB, Situações Problema, Simulações e Avaliação. A ideia é entender como o experimento remoto pode contribuir para o entendimento conceitos científicos de 355 estudantes do ensino médio, especificamente em física. Foram selecionadas cinco escolas públicas, com um total de 335 alunos, localizadas na área urbana de Guaratinguetá para nosso teste piloto. Apenas uma das escolas tem um laboratório de ciências, que muitas vezes não é usado devido à escassez de material apropriado para experimentos. No entanto, todas as cinco escolas têm laboratórios de informática com acesso à internet. O teste piloto começou com aulas teóricas, relacionadas ao experimento, ministradas por os professores de cada escola: Conceito de Campo de Indução Magnética e Lei Biot-Savart. As aulas foram seguidas de um pré-teste. Após a aplicação do pré-teste, os alunos acessaram a atividade experimental via acesso remoto à Internet no laboratório de informática. No fim da atividade experimental, os alunos completaram os pós-testes de múltipla escolha. Todos os alunos completaram os pós-testes. A análise do pré-teste e pós-teste e a análise do coeficiente d-Cohen têm sido usadas como um método de avaliação em educação e ciências sociais.

Ensino de Física. Experimento Controlado Remotamente. Galvanômetro de Tangentes. Simulações Computacionais. WebLAB.
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