Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


140

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENFOQUE CTS NO ENSINO DE ENGENHARIA: ORIGENS, CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS;

Leandro Aparecido do Prado, Mario Sergio Cunha Alencastro;

COBENGE17

[6] 06. Formação Cidadã na Engenharia e Tecnologia

[21] 06.1. Responsabilidade Social

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma discussão acerca da necessidade da inclusão da disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no currículo dos cursos de engenharia. O mesmo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, que expõe uma revisão bibliográfica possibilitando uma releitura de autores indispensáveis em discussões sobre o tema. O problema de pesquisa que orientou essa investigação busca responder o seguinte questionamento: Como formar engenheiros inovadores, preparados para lidar com os impactos ocasionados pelos avanços da ciência e das tecnologias na sociedade? Nessa perspectiva encontram-se elencados ao longo do artigo elementos importantes que justificam a necessidade da inclusão dessa disciplina que, aliada a outras, ajudará a desenvolver o lado humano dos futuros profissionais desta área e ampliará o campo de competência dos engenheiros somando valores éticos a sua formação.

Inovação. Aprendizagem. Engenharia. Ciência, tecnologia e sociedade.
Voltar