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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): ANÁLISE DE UM COMPONENTE CURRICULAR MINISTRADO NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DE UM INSTITUTO FEDERAL;
ESLY C?SAR MARINHO DA SILVA, SOLANGE DIAS DE SANTANA ALVES, JOS? JORGE MENDES DE FREITAS, CL?UDIA CUNHA TORRES DA SILVA;
A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) consiste em uma metodologia ativa que trata de questões de vivênciamento como forma de construção de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar o componente curricular denominado PBL2, de modo a atender as exigências legais, tanto federais, quanto intitucionais, para os cursos de engenharia, sem no entanto, deixar de possibilitar uma formação atraente para os discentes, com a identificação de situações problemas desde os anos iniciais. Desta forma, o planejamento curricular e de trabalho propostos são características importantes para que os objetivos/critérios estipulados tenham êxito. Este trabalho analisou o componente curricular PBL2 oferecido no segundo semestre por um curso de Engenharia Mecânica de um Instituto Federal, onde em parceria com profissionais do mercado propuseram uma situação e como foi o desenvolvimento apresentado pelos discentes.
Aprendizagem Baseada em Problemas, PBL, Engenharia Mecânica