Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1394

A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - UMA ANÁLISE DA CENA DO FILME "MATRIX" APLICADA ÀS PROPRIEDADES DE LIMITE.;

RAFAEL ÁVILA MORAES;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Há diversas técnicas de educação utilizadas no processo de ensino e aprendizagem e uma delas é a contextualização. Construir o conhecimento sob uma nova ótica mais acessível ao aluno de forma que as propriedades utilizadas evidenciem o conteúdo teórico aliando-o com a prática é um desafio dos educadores. Com base nisto, foi aplicada esta técnica a um dos assuntos abordados no Cálculo Diferencial e Integral denominado de Limite através de uma cena clássica do filme "Matrix" (1999). Foi abordada a construção das funções, conceitos e propriedades de limites existentes e não existentes e plotagem dos gráficos sob a ótica da cena em que Neo (Keanu Reaves) desvia-se das balas atiradas pelo Agente Jones (Robert Taylor). Também foram utilizadas propriedades antropométricas que possibilitaram a obtenção de dados médios corporais dos personagens com o objetivo de aplica-las na construção das funções utilizadas no cálculo dos limites. Com isto, este trabalho tem o objetivo de mostrar uma nova forma de abordagem do conteúdo de Limite utilizando as técnicas de contextualização propostas através da cena escolhida demonstrando uma alternativa possível no ensino visando concretizar a aprendizagem de forma inovadora e eficiente.

Ensino, Aprendizagem, Contextualização, Limite, Matrix.
Voltar