1393
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO BAJA SOB A LUZ DE PBL - PROBLEM-BASED LEARNING;
BIANCA LIMA E SANTOS FIGUEIREDO, ALDI RUI MORAIS SILVA, IVONETE MACIEL LIMA OLIVEIRA;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
O presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional. A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição.
metodologias ativas; veículo; baja; aprendizagem baseada em problemas