Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1392

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMUNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) APLICA AO ENSINO DE ENGENHARIA;

Raul Marques Maurer, Flávio Kieckow;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Com o desenvolvimento da tecnologia e do mundo em que vivemos, surge a necessidade de utilizar metodologias de ensino diferenciadas, que levem os alunos a criar bases sólidas de conhecimento, principalmente nas Engenharias, nas quais dependem de suas teorias e práticas adquiridas para desenvolver projetos e trabalhos que facilitam o dia-a-dia do ser humano. O estudo tem como objetivo desenvolver Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) voltada ao ensino das engenharias, na disciplina profissionalizante de Máquinas Térmicas II, com alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Regional integrada do Auto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo. Desenvolveu-se um roteiro de aula segundo metodologia proposta por Moreira (2013), que é composta por oito passos: Situação inicial, Situações-problema, Revisão, Nova Situação Problema, Avaliação Somativa Individual, Aula Expositiva Dialogada Integradora, Avaliação da aprendizagem na UEPS, Avaliação da própria UEPS. Onde se escolheu o conteúdo de ciclos para aplicação. O principal resultado que o estudo busca é a aprendizagem significativa por parte dos estudantes e que a metodologia da UEPS seja eficaz nesse processo.

Aprendizagem Significativa. Metodologia de Ensino. UEPS.
Voltar