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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMProposta Curricular para Desenvolvimento de Competências Socioemocionais em cursos de Engenharia;

Mairlos Parra Navarro, Angelo Eduardo Battistini Marques;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O perfil dos profissionais vem mudando ao longo dos anos e como já apontavam estudos da UNESCO nos anos 90, o profissional do século XXI precisa de uma formação técnica consistente, baseada nas hard skills, mas deve também desenvolver outros atributos, no campo socioemocional, as chamadas soft skills, que vão direcionar aspectos de relacionamento deste profissional com seus companheiros de trabalho, além de indicar atitudes e formas de tomada de decisão. Os cursos de engenharia, cuja formação por anos foi muito baseada em atributos técnicos, estão se adaptando a esta nova realidade, porém a adaptação não é das mais fáceis, pois estas novas características demandadas pelo mercado não são ensinadas, nem avaliadas da mesma forma como acontecia com as competências exclusivamente técnicas. São requeridas metodologias e posturas diferentes por parte da escola e dos professores. Este relato apresenta uma proposta curricular adotada na Universidade São Judas Tadeu para atender os desafios atuais no qual o aluno passa a ser protagonista do seu processo de aprendizagem e o papel do docente chamado à mentoria, desenvolvendo competências e habilidades necessárias aos desafios da escola contemporânea.

Educação em Engenharia. Ensino de Soft Skills. Metodologias Ativas de Aprendizagem.
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