Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1385

DESIGN INSTRUCIONAL BASEADO NA GAMIFICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA ELEVAR O DESEMPENHO ACADÊMICO DE TURMAS EM UM CURSO DE NIVELAMENTO;

João Marcos Costa de Oliveira, Matheus Cruz Tavernard Franco, Mellina Modesto Lisboa, José Benício da Cruz Costa;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Os métodos de ensino no qual os professores ensinavam e o aluno aparecia como um elemento passivo no processo de aprendizagem estão caindo em desuso, e novas metodologias gamificadas que colocam o aluno como agente ativo nesse processo estão conquistando mais adeptos. Neste contexto, o Programa de cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), idealizado para ajudar os discentes recém ingressos nos cursos de engenharia nas ciências básicas (matemática, física e química elementar), adotou a um novo design instrucional, fundamentado na metodologia ativa Peer Instruction e na gamificação em sala de aula. Para isto, foram analisadas quatro turmas da edição 2018.1 do PCNA. Nas turmas A e B, "turmas-modelo", ocorreram aulas de acordo com este método instrucional; e, nas turmas C e D, "turmas-padrão", conforme método tradicional. Todas as turmas tiveram a mesma quantidade de aulas (19 aulas de 2h cada), o mesmo conteúdo programático e foram condicionadas às mesmas provas e testes. Ao utilizar a sequência proposta por Fibonacci na delimitação de grupos, mediante notas dos alunos, percebeu-se que as turmas que foram submetidas a este modelo (turmas A e B) tiverem menores taxas de evasão e melhor desempenho acadêmico quanto à evolução e à homogeneidade do conhecimento em sala, evidenciado nos melhores resultados para a relação média ponderada/desvio padrão da turma. Conclui-se que quando se introduz em sala um ambiente mais ativo, com dinâmicas em grupo e com aparência de jogo, o rendimento dos alunos tende a ser efetivamente superior.

Design Instrucional. Gameficação. Metodologias Ativas. Curso de Nivelamento
Voltar