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IMPACTO DO PERFIL E EXPERIÊNCIA DO EGRESSO NO DELINEAMENTO DE SUA CARREIRA COMO ENGENHEIRO;

Elaine Pinto Varela Alberte, Alex Pires Carneiro, Eric Leonel de Oliveira Carvalho;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[53] 02.4. ENADE e avaliação de cursos

A avaliação da qualidade de Instituições de Ensino Superior (IES) a partir da situação dos egressos já é uma ação bastante desenvolvida no âmbito mundial. Por outro lado, o acompanhamento de egressos ainda é uma política pouco disseminada entre as IES brasileiras. Além disso, observa-se que as avaliações existentes centram-se no dado de empregabilidade e não buscam avaliar a influência do processo formativo do individuo nesse resultado. Em 2016, o curso de Engenharia Civil da UFBA desenvolveu uma ferramenta de avaliação dos seus egressos. A ferramenta permite relacionar o perfil do individuo e experiência de estagio vivida durante a graduação com sua situação ocupacional ao concluir o curso. O presente artigo objetivou analisar o delineamento inicial da carreira do egresso, a partir desses critérios. Foram analisados os perfis de 146 egressos distribuídos entre os períodos letivos de 2016.1 a 2017.2. Os resultados indicam a importância das experiências de estágio no delineamento da carreira do engenheiro, bem como permite identificar tendências com base no gênero, idade e participação em organizações estudantis, indicando que a ferramenta desenvolvida tem grande capacidade para auxiliar a proposição de diretrizes para melhoria da eficácia do processo formativo do aluno do curso em questão

Avaliação, Empregabilidade, Destino, Egressos
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