1376
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DE TÉCNICAS GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS;
Caio Sanches Bentes, Ronaldo de Freitas Zampolo;
Motivar alunos de engenharia na maioria das vezes é um desafio. A gamificação pode ser utilizada para propiciar essa motivação. O objetivo deste documento é de relatar a experiência de utilização de estratégias de games (gamificação) na disciplina Processamento Digital de Sinais, nos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Pará. Tais estratégias serviram de base para criar um trabalho avaliativo permeado por desafios, entretenimento e engajamento, dentre outros aspectos. Durante a atividade percebeu-se a melhoria do processo, do comprometimento, senso de trabalho em equipe e motivação entre os alunos, tendo como consequência melhora no rendimento médio turma. O questionário aplicado junto aos alunos da referida disciplina demostra o potencial que a utilização de estratégias de ensino baseada em games é válida para disciplinas que fazem parte das grades curriculares dos cursos de Engenharia.
Gamificação, Método de ensino, Monitoria.